Para quem vive na estrada, pequenas atitudes podem fazer grande diferença nos custos do fim do mês. Desempenho e rentabilidade são parte do vocabulário diário de um estradeiro, e para que os melhores resultados sejam alcançados, vale a pena conferir e observar alguns pontos que podem ser essenciais para o seu veículo não te deixar na mão.
Velocidade
Manter a velocidade razoável é de extrema importância para a segurança e economia do motorista. Quanto mais se pisa, mais combustível será gasto, forçando também maior funcionamento do motor e exigindo que as manutenções ocorram com antecedência.
Pneus em boa forma
Pneus mal calibrados aumentam o atrito com o solo, deixando a direção mais “dura” e exigindo maior consumo de combustível. Pneus em más condições também podem acabar comprometendo a direção, sofrendo derrapagens perigosas devido ao baixo atrito com o asfalto.
Óleos e filtros
A manutenção e troca desses componentes devem ser efetuadas sempre que indicado. Um óleo sujo, ou de má qualidade, aumenta o atrito no motor, que poderá ser danificado e consumirá mais combustível. O filtro também é de grande importância para ajudar a circular o ar dentro do motor com o mínimo de sujeira possível.
Deve-se atentar também em relação às velas e cabos de ignição, o filtro de ar, o sistema de escape e os sistemas de ignição e de injeção de combustível. Um motor desregulado provoca aumento de consumo de combustível e desgaste prematuro.