Segundo a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário, o Rodoanel Mário Covas (SP-21) deverá ser concluído em março de 2016. A obra que começou a ser construída há 14 anos terá 176 km de extensão e vai interligar as principais rodovias do estado, com capacidade para suprir a demanda de veículos até 2030.
Quando o projeto foi idealizado, um dos principais objetivos era permitir um transporte de cargas mais rápido entre o interior de São Paulo produtor e o litoral do Estado, onde a mercadoria é embarcada, tirando, assim, os caminhões de dentro da capital e, por consequência, melhorar o trânsito.
Até o momento, somente os trechos Oeste e Sul foram entregues e o Rodoanel não funciona como um anel. Com um formato em ‘L’ e sua asa Leste suprida pela Avenida Jacu Pêssego, acaba funcionando como uma ferradura. Isso faz com que os caminhões que vêm para São Paulo pela Rodovia dos Bandeirantes, pela Castello Branco, com destino à Fernão Dias e Dutra, por conta das restrições impostas na Marginal Tietê, têm o mesmo sentido de tráfego que os caminhões que seguem sentido Porto de Santos.
Trecho Leste em obras
No final desse primeiro semestre, a concessionária SPMar afirmou que o trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) já estava com 48% das obras concluídas. Previsto para ser entregue em março do próximo ano, o trajeto conta com mais de 5 mil homens atuando em 56 frentes de trabalho para a conclusão da rodovia.
Ao todo, o corredor terá 43,5 quilômetros de extensão. O custo total está orçado em R$ 1,9 bilhão. No final de maio, 5,2 mil pessoas trabalhavam na obra, em 51 frentes de serviço.
Com informações do G1