O transporte rodoviário de cargas, mais utilizado no Brasil, foi o assunto do projeto educação na sexta-feira (19/10/2018). De acordo com o professor de geografia Evandro Costa, o modelo tem agilidade e eficiência, mas é indicado para a movimentação em médias e curtas distâncias.
O modelo, no entanto, eleva custos devido, à capacidade de movimentação de um pequeno volume de cargas por vez. “Para grandes extensões territoriais e não vamos esquecer que o Brasil é o maior país do mundo em área territorial, o meio de transporte mais indicado para movimentação em médias e longas distâncias seria exatamente o transporte ferroviário”, diz.
De acordo com o professor, esse outro modelo é capaz de movimentar cargas maiores a um custo menor, apresentando, também, impacto ambiental reduzido.
“No Brasil, o transporte ferroviário começa perder sua importância sobretudo a partir da década de 50, momento em que ocorre o crescimento da indústria automobilística no território brasileiro”, explica o docente.
Com a movimentação dos automóveis popularizada, as rodovias começam a ser criadas em todo território brasileiro. “Isso fez com que esse meio de transporte se torne o mais popular de nosso país fazendo com que então o transporte ferroviário aos poucos começasse a perder a sua posição de importância”, afirma.
Fonte: Globo.com/G1 PE