Cargas perigosas são quaisquer cargas que, por serem explosivas, podem causar riscos e por isso, precisam de muito mais cuidado na hora de transportar! Podem ser gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosos, infecciosos, radioativos, corrosivos ou poluentes. Esses produtos e materiais, em caso de vazamento, não apresentam apenas riscos aos trabalhadores, mas ao meio ambiente como um todo e às instalações físicas.
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia) são órgãos responsáveis por emitir certificados de autorização no transporte de cargas perigosas. Quem deve fiscalizar estes transportes são os agentes de fiscalização, que têm conhecimento e capacidade de garantir que tudo saia conforme as regras. Os principais fatores fiscalizados são: informações no documento fiscal, ficha de emergência e envelope, certificado de inspeção de produtos perigosos, curso MOPP, painéis de segurança e rótulo de risco, e equipamento de proteção individual e emergência.
As principais irregularidades encontradas no transporte de produtos perigosos estão relacionadas à má conservação dos veículos. Muitos deles, possuem trincas no chassi, falta da proteção da lona de freio, falta de parafusos e/ou parafusos soltos, porcas das rodas, vazamentos de óleo de motor ou diferencial, entre outros. Portanto, tenha sempre muito cuidado e mantenha seu caminhão revisado, ainda mais ao transportar uma carga deste tipo! O impacto gerado por um acidente deste porte muitas vezes é irreversível.
Durante as inspeções é comum também a verificação da falta e/ou má conservação dos equipamentos de segurança (kits de emergência, placas de perigo, cones, fitas zebradas, entre outros itens obrigatórios), e ainda, a iluminação do veículo (lanterna, setas, pisca-alerta) inoperante. Existem também casos de lacre de placa rompido e documentação irregular.
Entre as medidas de segurança para este tipo de transporte estão o treinamento do motorista, documentação com dados sobre a classificação da carga, kit de emergência, caminhão em boas condições de manutenção e externamente sinalizado com placas indicativas para mostrar o produto que carrega e seus riscos.
Portanto, você já sabe: quando for transportar cargas perigosas, siga as nossas dicas para seguir com segurança!