O DNIT iniciou o processo de contratação para o Novo Plano Nacional de Pesagem que contará com a tecnologia de pesar o veículo em movimento.
A implementação de 35 Postos Integrados Automatizados de Fiscalização – PIAFs – nas cinco regiões do país controlará o peso durante 5 anos nas rodovias administradas pelo Governo federal nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O novo modelo permite reduzir o tempo de parada dos veículos para a pesagem devido à sua automatização. A possibilidade do posto operar sem a presença física de um agente de trânsito é umas das principais novidades. Os agentes poderão exercer suas atividades de um Centro de Controle Operacionais.
Para definir a localização dos postos de fiscalização foram mapeadas as rotas das mercadorias para que os PIAFS fossem instalados o mais próximo possível da região geradora de carga visando impedir os veículos de trafegar com o excesso de peso nas rodovias e não danificarem a pavimentação. Deste modo o conforto, segurança e economia podem ser garantidos aos usuários das estradas.
Um PIAF tem três unidades: a Estação de Controle em Pista, o Posto de Fiscalização e o Controle de Fuga em Pista. A Estação de Controle seleciona previamente os veículos que excederem o peso, dimensão ou possuírem alguma irregularidade e orienta o motorista a adentrar ao Posto de Fiscalização.
A tecnologia dos PIAFs foi desenvolvida em parceria pela DNIT e o Laboratório de Transportes e Logística – Labtrans – da Universidade Federal de Santa Catarina.
Fonte: DNIT