Trabalhar com o transporte de cargas pode ser fácil quando olhamos pelo lado de fora. Por dentro o ofício requer atenção, prudência e organização do motorista. Afinal, é dele a responsabilidade de entregar tudo em perfeitas condições de um ponto a outro. Para isso acontecer, é preciso ficar atento com cinco cuidados especiais que vão ajudar nessa tarefa:
1) Cada peça é única. Isso significa que elas devem ser isoladas adequadamente, com plástico bolha ou isopor. O importante é eliminar o impacto e o atrito entre os elementos. Se a carga for grande, utilize itens almofadados para isso.
2) Caixas de madeira podem ser uma ótima alternativa no transporte para isolar e proteger determinadas coisas, sendo mais resistentes que o papelão e o isopor.
3) Sinalize os materiais mais frágeis. Coloque etiquetas de identificação em casa caixa. Assim, toda pessoa que for mexer na carga vai saber do que se trata e tomar cuidado.
4) Organize bem a carga na carreta. Coloque primeiro sempre as caixas mais pesadas. Deixe as mercadorias mais frágeis por cima, para evitar estragos causados pelo peso.
5) Por fim, deixe tudo bem preso e firme. Imprevistos como curvas, freadas e mudanças de velocidade podem fazer a carga se mexer e danificar.
 
Fonte: VOLVO NA ESTRADA