Engenheiros da USP em São Carlos, SP apresentaram o primeiro protótipo de um caminhão autônomo, totalmente desenvolvido por pesquisadores brasileiros.
Apesar de ainda se tratar de um protótipo, circulando apenas em uma área restrita dentro do campus da universidade, os resultados obtidos projetam um futuro promissor para os veículos autônomos.
Desenvolvidos para auxiliar os motoristas em suas necessidades, os caminhões autônomos poderão ser utilizados em operações confinadas, como em aeroportos, fábricas, minas e até roteiros predefinidos retomando seus controles manuais com um toque em um botão, permitindo com que o motorista assuma totalmente a direção para a estrada.
O caminhão recebeu diversos itens para que o sistema autônomo pudesse controlar todos os movimentos. Foram acoplados servomotores que atuam no volante e nos freios, além da instalação de um circuito eletrônico no comando do acelerador para que seja possível controlar a velocidade do caminhão. Não foi preciso realizar nenhuma outra alteração no trem de força do veículo, pois o caminhão já dispõe de câmbio automático.
Mantendo o custo o mais baixo possível para viabilizar uma possível aplicação comercial do projeto, os pesquisadores dispensaram o uso de sensores a laser e optaram por empregar radares para detectar obstáculos e um par de câmeras, localizadas na parte frontal do caminhão. Essas câmeras imitam a atuação do olho humano, captando duas imagens possibilitando estimar a profundidade e a forma dos objetos. Há, ainda, antenas de GPS no topo da cabine, além de um sensor na barra de direção, que registra qualquer movimento no volante.
Fonte: Inovação Tecnológica