Na madrugada de segunda-feira, 16 de novembro, um caminhão com a caçamba erguida derrubou uma passarela no km 30 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo. Ele trafegava no sentido litoral e transportava açúcar. Um cavalo puxando um tanque vazio, que vinha no sentido contrário, não conseguiu parar e bateu na estrutura. O motorista foi levado para o hospital em estado grave. O da caçamba foi para a delegacia prestar esclarecimentos.
 
A pista ficou interditada o dia todo, sendo necessário fazer desvio para a Rodovia dos Imigrantes, segundo a Ecovias, concessionária da rodovia. A reportagem não conseguiu contato com o motorista, mas uma perícia poderá esclarecer o que ocorreu. Acidentes semelhantes já aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro provocando mortes e prejuízos, além de muitos questionamentos sobre a segurança deste modelo de implemento.
 
As caçambas mais modernas têm sistemas de segurança para evitar esse tipo de acidente. De acordo com Fábio Soave, Gerente de Engenharia da Rossetti, fabricante da caçamba acidentada na Via Anchieta, atualmente tanto a tomada de força quanto a bomba hidráulica que movimentam a caçamba têm botões ou alavancas com duplo acionamento, que impedem o basculamento acidental. “Mas ainda encontramos montagens antigas que não contam com dispositivos de segurança”, diz.
 
Mesmo as caçambas não tão antigas podem ser mais vulneráveis. Foi só a partir de fevereiro de 2013 que surgiu uma norma técnica específica (a NBR 16141 da ABNT) elaborada pelo CB-39, o Comitê Brasileiro de Implementos mantido pela ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). A norma técnica estabelece três tipos de dispositivos de segurança: primário, secundário e terciário.
 
O dispositivo primário impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária. Para seu acionamento são necessários dois comandos ou um comando em dois estágios. O secundário prevê a presença de aviso visual (no painel) e sonoro para alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força. O terciário prevê a ação de dispositivo eletrônico que impede o funcionamento da tomada de força com o veículo acima de 10km/h.
 
Esses requisitos de segurança, segundo a Anfir, estão divididos em Tipo A e Tipo B. O primeiro é para os implementos rodoviários sem sistema eletrônico de controle do acionamento da tomada de força. Nesse caso é obrigatório o uso dos sistemas primário e secundário. O Tipo B é para os modelos com sistema eletrônico de controle do acionamento da tomada de força onde é obrigatório a presença dos sistemas primário e terciário.