O atrito entre o pneu e o meio-fio, inicialmente, não parece ser prejudicial, não é? Porém, a aproximação constante com calçadas para descarregar as mercadorias, por exemplo, faz com que a lateral do pneu sofra grandes desgastes, provocando cortes e bolhas que podem estourar a qualquer momento e, assim, causar uma queda instantânea na pressão.
A princípio, esses danos podem parecer um problema que ocorre exclusivamente em produtos de baixa qualidade, mas, quando acontecem apenas na parte externa, fica claro que o motivo é a falta de cuidado ao manobrar o caminhão. Ao bater os pneus com frequência, as rodas acabam se desalinhando, o que faz com que um dos lados se sobrecarregue e assim gaste mais um pneu do que o outro.
Qualquer desgaste, rachadura ou bolha no pneu é extremamente grave e, por isso, é necessário trocá-lo com urgência. Diante disso, preste sempre atenção, tome cuidado na hora de estacionar, para evitar choques entre as rodas e a calçada e não esqueça de se certificar que seus pneus e também outros componentes do seu bruto estão em bom estado. Mantenha-o sempre equipado com peças genuínas.
Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte.