Você duvida da necessidade de tantas revisões nos caminhões? Então aí vão alguns dados que mostraram a importância da prevenção de problemas:
Hoje em dia, as falhas mecânicas já passaram a ocupar a quarta posição entre as maiores causadoras de acidentes nas estradas brasileiras.
Segundo dados levantados pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Autopista Litoral Sul Arteris, 40% dos veículos de carga analisados na Operação Serra Segura tinham problemas mecânicos.
Em São Paulo, 600 veículos são guinchados por dia de acordo com a CET, sendo que 62% desses casos acontecem por falhas mecânicas ou elétricas.
Portanto, a falta de manutenção pode acarretar muitos prejuízos para o motorista. Quando se trata de caminhões, então, tudo isso tem valor dobrado. Caso precisem passar por reparos, os veículos pesados quase sempre ficam longos períodos parados, o que ocasiona atrasos de entregas e perdas de cargas.
Por isso, a importância da revisão para os caminhões tem papel fundamental nesse universo. Os reparos preventivos são, em média, três vezes mais baratos do que o valor gasto quando o “estrago já está feito”.
“Essa economia diz respeito apenas ao conserto dos veículos. Se forem acrescidas as perdas com paradas não programadas, cargas, garantia e outros, a realização de revisões periódicas são ainda vantajosas”, declarou Gilson Barbosa, gerente de serviços da Divena Caminhões.
Normalmente, a revisão em caminhões deve ocorrer a cada 15 mil quilômetros rodados. Além da qualidade de óleo e filtros, que podem ocasionar a perda do motor, caixa de câmbio e eixo traseiro, há muitos outros componentes que devem ser verificados, como os cubos das rodas que são extremamente exigidos em veículos pesados, o funcionamento do freio motor, além de alinhamento da direção e balanceamento das rodas.
No caso dos freios, a durabilidade está diretamente ligada às características de condução e da carga transportada, mas, em caso de uso da direção defensiva, essa durabilidade pode aumentar em até 50%. “O ideal é prever a próxima operação, utilizando sempre o maneco (freio da carreta) antes do freio do cavalo e a redução da marcha no momento correto”, explicou Gilson Barbosa. O Gerente de Serviços cita ainda que, até o final de junho, a Divena Caminhões realiza a campanha Pé no Freio, com descontos na troca dos sistemas de Sprinter, Accelo e do Axor versões 4×2, 6×2 e 6×4.