O organismo humano funciona como uma grande máquina composta por elementos complexos, e, para manter o bem-estar físico e mental, é fundamental se alimentar bem, fazer exercícios regularmente e realizar exames com frequência. Quem deixa esses cuidados de lado coloca a saúde em risco e pode ter de correr atrás do prejuízo — por isso, a prevenção é mais econômica do que o tratamento. Com os veículos, não é diferente: para manter os motores funcionado com todo seu potencial é indispensável estar atento aos detalhes da manutenção, para evitar danos e gastos não planejados.

Pensando nisso, a Scania oferece aos seus clientes diferentes tipos de Programa de Manutenção. O mais completo é o Scania Premium. “O programa pode ser comparado a um plano de saúde. O atendimento nos exames ou consultas é basicamente o mesmo para quem tem convênio. O que muda é o processo deste pagamento, os valores, a cobertura em tempo integral, o atendimento personalizado e, principalmente, o conforto de não ter que se preocupar quando algo sair dos planos”, acredita Pietro Nistico, Gerente de Vendas de Serviços da Scania.

O Scania Premium contempla todas as revisões preventivas e corretivas necessárias para o veículo a cada 40 mil quilômetros, e também todas as manutenções corretivas decorrentes do desgaste natural das peças. O valor é calculado a partir de variáveis como tipo e modelo do veículo, aplicação e média da quilometragem rodada por mês. Assim, é possível prever os gastos. “Por exemplo, se é uma rota rodoviária, mas é necessário entrar em uma fazenda com estrada de terra, aumenta a necessidade de lubrificação e outros cuidados para veículos que circulam em áreas rurais. O recomendado é procurar o atendimento da Scania para entender a necessidade do seu negócio”, explica Nistico.
As vantagens de ser Premium
As-vantages




Para acompanhar as melhorias na tecnologia embarcada de seus veículos, a Scania investe no treinamento de seus técnicos em mecânica e na aquisição de softwares cada vez mais avançados para diagnóstico. Além disso, as concessionárias possuem métodos de trabalho, peças de alta qualidade e ferramentas atualizadas para otimizar o tempo de parada de ônibus e caminhões. Profissionais capacitados e oficina eficiente estão entre os principais benefícios dos Programas de Manutenção.


“O cliente deixa de gastar com estoque de peças e montagem de oficina e passa a ter foco apenas no seu negócio, enquanto a responsabilidade do caminhão fica com a concessionária Scania. Além disso, fazer a manutenção regularmente mantém a garantia do veículo e o valor de revenda”, explica Nistico.


O Programa de Manutenção Premium oferece a coleta de dados operacionais dos veículos durante as revisões. Com os relatórios gerados a partir dessas informações, é fácil identificar, por exemplo, sinais de má condução e atuar de maneira preventiva. Problemas diagnosticados como responsabilidade do motorista não são cobertos pelo programa – o mesmo vale para acidentes. Outra vantagem fundamental para quem faz a opção pelo Premium é a economia, além da redução de trâmites burocráticos.


Se um cliente que não tem o programa tiver a necessidade de trocar uma peça de alto valor, ele vai precisar passar por uma análise de crédito, que pode demorar até um dia e, consequentemente, atrasar o fluxo do seu negócio. Além disso, a assistência é 24 horas: o motorista em apuros só precisa acionar o Scania Assistance para que um técnico vá até o local fazer uma avaliação. Se for  algo simples, o reparo é feito na hora; se não, ele será direcionado à Casa Scania mais próxima. “Quem prefere fazer manutenções esporádicas pode acabar perdendo tempo. Ter atendimento personalizado é garantia de qualidade e tranquilidade”, diz Nistico.


O gerente conta que a Scania já registrou casos em que clientes do Programa de Manutenção Premium tiveram o motor do veículo trocado, por defeito, sem custo adicional. “Um gasto como esse, que pode chegar a R$ 30 mil, pode prejudicar a transportadora. Todo veículo comprado na Scania tem garantia de dois anos se for revisado apenas em concessionárias da empresa.”



FONTE: Scania