Assinaram a medida provisória, que cria o documento, o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, além dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, da Economia, Paulo Guedes, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O evento foi realizado para criar o programa Gigantes do Asfalto, que servirá como instrumento de coordenação, articulação e incentivo a ações destinadas ao setor de transporte rodoviário de cargas, em especial ao transportador autônomo de cargas.
Na ocasião, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, falou sobre a necessidade de se reduzir burocracias no transporte de cargas no país e ressaltou que, “com o DT-e, some o CIOT, some a autorização especial de trânsito e o RNTRC” e afirmou ainda “como a vida vai ficar mais fácil”. O ministro ainda ressaltou o “entusiasmo” do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), autor do Projeto de Lei 6093/19, que criava o Dt-e.
A Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) foi uma das precursoras do DT-e, e trabalhou em conjunto com o Ministério da Infraestrutura e com outras entidades do agronegócio nacional.
Ao final do evento, o ministro Tarcísio Freitas transmitiu ao diretor-executivo da ACEBRA, Roberto Queiroga, seus agradecimentos pelo empenho da Associação na criação do documento, desde sua estruturação até sua efetiva implementação.
Associação das Empresas Cerealistas do Brasil
Por cerealistas mais fortes e competitivas!