A Iveco apresentou ao mundo seu caminhão conceito Z-Truck.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KTKEw-ZHFq0&feature=youtu.be
A Iveco europeia apresentou o seu caminhão conceito para longas distâncias, com foco no transporte sustentável. Qual é a visão de futuro dos caras? Alcançar zero emissões de CO2, zero acidentes e zero impactos sobre o meio ambiente.
A autonomia dele, de 2.200 kms, é ajudada pela aerodinâmica da cabine, além de um sistema de recuperação de calor.
Sobre o assunto zero acidentes, a Iveco diz que o caminhão terá tecnologias de condução automatizadas, e o motorista passará a ser um operador logístico de dentro da cabine.
A cabine, aliás, é configurada de acordo com seu uso. A Iveco acredita que a direção autônoma vai mudar o papel do motorista, que vai gastar menos tempo na condução e mais tempo fazendo o trabalho de escritório.
A cabine pode ser configurada de acordo com o que o motorista pretende fazer com o caminhão no momento. Dirigir em trechos urbanos, dirigir em rodovias, andar com o caminhão em modo autônomo nas rodovias, trabalhar no escritório, relaxar, ou dormir durante a noite.
Quando o caminhão está estacionado, o interior pode todo ser reconfigurado, ampliando a cabine em meio metro, permitindo que o motorista possa usar as conveniências da cabine, como cama dobrável, chuveiro, pia, cozinha, geladeira e parede de entretenimento com TV.
O motor é alimentado por uma motorização alimentada por gas natural liquefeito, rodando com biometano, um biogás refinado. O motor gera 460 cavalos, com 2000Nm de torque. A transmissão automatizada é de 16 velocidades.
Há um sistema de interface homem maquina que oferece informações adaptativas. As informações são projetadas no para-brisa dianteiro inteligente, que mostra os dados necessários para o motorista naquele momento. Por exemplo a conectividade ativa com os pneus, que tem sua temperatura, pressão e uso constantemente monitorados.
O assento, o volante, os pedais e os controles formam uma unidade autossuficiente, que trabalham independentemente dos movimentos da cabine, pra uma condução mais suave.
Na visão da Iveco, o Z-Truck, que tem 29 patentes, está definindo onde os esforços da marca poderiam leva-la ao futuro. Um caminhão com dimensões humanas, projetado para acomodar confortavelmente e com segurança as atividades de trabalho e lazer do motorista, adaptando-se para suas necessidades.
Sobre o assunto zero acidentes, a Iveco diz que o caminhão terá tecnologias de condução automatizadas, e o motorista passará a ser um operador logístico de dentro da cabine.
A cabine, aliás, é configurada de acordo com seu uso. A Iveco acredita que a direção autônoma vai mudar o papel do motorista, que vai gastar menos tempo na condução e mais tempo fazendo o trabalho de escritório.
A cabine pode ser configurada de acordo com o que o motorista pretende fazer com o caminhão no momento. Dirigir em trechos urbanos, dirigir em rodovias, andar com o caminhão em modo autônomo nas rodovias, trabalhar no escritório, relaxar, ou dormir durante a noite.
Quando o caminhão está estacionado, o interior pode todo ser reconfigurado, ampliando a cabine em meio metro, permitindo que o motorista possa usar as conveniências da cabine, como cama dobrável, chuveiro, pia, cozinha, geladeira e parede de entretenimento com TV.
O motor é alimentado por uma motorização alimentada por gas natural liquefeito, rodando com biometano, um biogás refinado. O motor gera 460 cavalos, com 2000Nm de torque. A transmissão automatizada é de 16 velocidades.
Há um sistema de interface homem maquina que oferece informações adaptativas. As informações são projetadas no para-brisa dianteiro inteligente, que mostra os dados necessários para o motorista naquele momento. Por exemplo a conectividade ativa com os pneus, que tem sua temperatura, pressão e uso constantemente monitorados.
O assento, o volante, os pedais e os controles formam uma unidade autossuficiente, que trabalham independentemente dos movimentos da cabine, pra uma condução mais suave.
Na visão da Iveco, o Z-Truck, que tem 29 patentes, está definindo onde os esforços da marca poderiam leva-la ao futuro. Um caminhão com dimensões humanas, projetado para acomodar confortavelmente e com segurança as atividades de trabalho e lazer do motorista, adaptando-se para suas necessidades.