Ficar preso em uma via muito movimentada não é o passatempo favorito de ninguém. O estresse pode aumentar, principalmente se houver um compromisso em pouco tempo. Porém, você pode aproveitar esta ocasião parado para relaxar um pouco.
Quatro, dois, cinco, dois.
Se a cabeça começou a ferver, o ideal é controlar a respiração. Um exercício indicado é o chamado “Quatro, dois, cinco, dois” que consta em inspirar o ar em quatro tempos, segurar por dois, soltar por cinco e segurar por mais dois. Você pode repetir o exercício para manter a calma quantas vezes achar necessário. O exercício também é indicado para relaxar no dia-a-dia com o trabalho, estudos, etc. Quanto mais relaxado ficar, mais lentamente você poderá fazê-lo.
Movimente-se.
Mexer o corpo é sempre algo bom pra quem fica muito tempo parado. Contraia os músculos, aguente por alguns segundos e relaxe. Você pode erguer e abaixar os ombros neste processo e manter a respiração controlada para otimizar o efeito relaxante.
Concentração é tudo
Se você quer relaxar é necessário concentra-se nisso. Imagine seu corpo relaxado e ele aceitará o estado também. Se houver a possibilidade, solte os volantes e massageie os próprios ombros movimentando a cabeça levemente para os lados. Lembre-se de manter a atenção no trânsito para evitar acidentes e não efetue esses movimentos caso a fila esteja andando, mesmo que devagar.
Para completar o ambiente
Ouvir a sua música preferida também ajuda no relaxamento. Ao mesmo tempo, ter um amigo para conversar a bordo é uma ótima oportunidade para colocar o papo em dia. Outra dica é fazer brincadeiras que ajudam a passar o tempo, como adivinhar o que está vendo.
Caso esteja sozinho, utilize o tempo para planejar o final de semana, pensar no que fez de bom e o que ainda poder ser feito em seu dia. Não deixe que o estresse tome conta de você e com certeza terá uma vida mais saudável no trânsito.