Cavalo mecânico transporta dez conjuntos de carga com 90 metros.
Apaixonado por caminhão de verdade, gosta de Rodotrens. São os caminhões levados ao seu limite, com semirreboques compridos e cargas absurdamente pesadas. E os rodotrens que fizeram fama no mundo sem dúvida alguma são os Australianos. Mas, na Suécia, um Scania está fazendo esta fama balançar…
Antes disso, recomendamos que você assista os dois programas que o Planeta Caminhão fez sobre os rodotrens australianos. Se você não viu, veja porque vale a pena. Se você já viu, vale a pena rever de novo:
ASSISTA AQUI A PARTE 01
ASSISTA AQUI A PARTE 02
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, assista o vídeo abaixo – a versão sueca dos Rodotrens. O pessoal da fábrica da Scania pegou um Scania R730 AWD (AWD significa all-wheel-drive, em português, tração em todas as rodas). Cabine dupla, com tração 8×8.
Pegaram também cinco conjuntos, onde cada um transporta 2 contêineres carregados (total: 10 contêineres). O conjunto ficou com 90 metros de comprimento total…
Vamos ajudar você: contamos a quantidade de eixos: 4 eixos no cavalo, mais 23 eixos nos semirreboques. São 27 eixos!
Então, rodaram com este conjunto nas redondezas do Porto de Gothenburg, na Suécia. Dá uma olhada no tamanho do conjunto:
ASSISTA AQUI O VIDEO
Bacana né? Segundo a Scania, trata-se de testes de partida e comportamento de direção. O caminhão apresentou bons resultados, mas a marca ainda não recomenda a sua utilização em vias públicas com esta tonelagem. O peso bruto total combinado chegou a 296 toneladas.
Pra puxar isso tudo, o cavalo utilizado foi um Scania 8×8 cabine dupla com 730 cavalos de potência e torque máximo de 3.500 Nm.
Veja as fotos:
A velocidade máxima é de 80 km/h. Alta, para a configuração dele, e para o tanto de carga que ele arrasta.
FONTE: Planeta Caminhão