Verão e férias, o tempo perfeito para cair na estrada e aproveitar para relaxar e se divertir fora de casa. Mas antes de entrar na diversão é preciso lembrar de algumas coisinhas para revisar em seu veículo.
Rodas e Pneus
Cheque a pressão de todos os pneus – incluindo o step – e fique atento caso algum murche muito mais que o outro. Se necessário a troca de algum pneu, procure um local apropriado para a parada e não esqueça de sinalizar com o triangulo e pisca alerta.
É necessário verificar se os pneus não estão carecas e, caso estejam, fazer a troca. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade, sendo que em um pneu novo estes têm uma média de 8 mm.
Aproveitando, aproveite para verificar se as rodas não estão amassadas ou trincadas. Às vezes é possível desamassar, mas pancadas mais fortes requerem a troca das rodas.
Alinhamento:
Os sintomas costumam aparecer apenas quando o veículo está em alta velocidade. Vibração no volante e direção desalinhada são os sintomas mais comuns, mas a derrapagem e pneus cantando também são características de um carro desalinhado e nada seguros para entrarem na pista.
Elétrica
Lanternas, faróis, setas, luzes de freio e limpadores de para-brisa devem estar em devido funcionamento antes de pegar a estrada. O mal funcionamento desses acessórios podem, além de causar uma multa ao motorista, proporcionar acidentes devido à má visibilidade. As luzes da placa e outros acessórios elétricos do carro também devem ser verificadas para evitar perturbações desnecessárias durante a viagem.
Fluídos
O motor é submetido a um esforço maior na estrada, e para isso é necessário estar devidamente lubrificado. Troca de óleo, água e a revisão dos filtros torna-se algo essencial ao bom funcionamento e rendimento do veículo na estrada. O fluido de freio, direção hidráulica e embreagem também devem ser verificados para evitar preocupações.
Fonte: quatrorodas