Entrar no carro e encontrar os vidros embaçados é meio que regra em dias de frio e de chuva. Mas você sabe por que isso acontece?
A diferença das temperaturas dentro e fora do veículo causa um choque térmico nas moléculas de água que saem por nossa respiração e transpiração. Por sua vez, o contato dessas moléculas com o vidro gelado causa um processo chamado condensação, no qual o vapor se torna líquido novamente, embaçando o vidro. É basicamente o mesmo processo que ocorre no espelho do banheiro quando tomamos um banho quente.
Desembaçando
Para resolver esse problema, é necessário retirar a umidade do ar presente dentro do veículo, ou pelo menos igualar a temperatura interna com a externa. O ar-condicionado resolve ambos os problemas de uma só vez. Mas se seu carro não conta com ar-condicionado, abrir um pouco os vidros para deixar o ar frio circular e acionar os desembaçadores dos vidros traseiros costuma ajudar bastante. Também é recomendado ter sempre no porta-luvas uma boa flanela de algodão, que não solte fiapos, para assim limpar e secar o para-brisa.
Limpeza
Manter os vidros sempre limpos evita seu embaçamento: um pano de algodão macio, sabão neutro e um pouco e água já são suficientes. Basta limpar todos os vidros do carro, do lado de dentro e de fora, retirando assim a sujeira que, muitas vezes, nem percebemos que está lá.
E nada de passar a mão e desenhar com o dedo nos vidros: além de atrapalhar a direção, uma vez que você precisa soltar o volante, essa ação pode deixar os vidros ainda mais sujos devido a oleosidade natural presente em nossa pele.
Fonte: Mundo Trânsito