Os caminhões têm ganhado novas tecnologias para facilitar o dia a dia de quem depende dele. O bloqueio de eixo de caminhões é uma delas e precisa ser conhecida e entendida a fundo para não pegar ninguém de surpresa na oficina. Confira!
O que o bloqueio de eixo de caminhões faz?
Esse tipo de tecnologia, também conhecida como bloqueio do eixo diferencial, está presente em alguns modelos de caminhões pesados ou extrapesados, como o Axor, da Mercedes Benz.
O sistema ajuda o caminhão em situações de baixa aderência em um dos conjuntos de rodas ou um dos eixos, dependendo do sistema de bloqueio de eixos. Caminhões que precisam trafegar em estradas de terra ou situações de pista escorregadia utilizam muito esses sistemas.
Geralmente, o motorista pode ativar o sistema por meio de um botão no painel, já que a maioria dos caminhões contam com um sistema eletrônico para isso. Alguns modelos, mais antigos, utilizavam alavancas e até o bloqueio externo, feito na própria roda do veículo.
Como funciona o bloqueio do diferencial?
Existem dois métodos principais de bloqueio do eixo de caminhões que estão presentes na maioria dos modelos atuais: o bloqueio transversal e o bloqueio longitudinal.
Bloqueio transversal
Esse bloqueio de eixo de caminhões atua na caixa satélite do eixo traseiro. Quando um dos conjuntos de rodas desse eixo (direito ou esquerdo) começa a patinar, o diferencial faz o bloqueio transversal, ou seja: ele trava o eixo na mesma posição, para que as rodas girem no mesmo ritmo, evitando a perda do torque quando a roda gira em falso.
Esse sistema é o mais comum e está presente em quase todos os caminhões, mesmo os que contam com apenas um eixo traseiro.
Bloqueio longitudinal
Já o sistema de bloqueio longitudinal do eixo de caminhões funciona de uma maneira um pouco diferente e, por isso, não está presente em todos os caminhões. Esse sistema pode ser encontrado em veículos 6×4, pois a dinâmica de funcionamento do sistema requer mais de um eixo traseiro.
Nesse caso, o bloqueio atua no inter diferencial autoblocante (também conhecido como caixa estabilizadora) e possibilita que conjuntos de rodas (direito e esquerdo) sejam bloqueados de maneira independente, evitando que duas ou mais rodas de eixos distintos patinem e façam o veículo perder tração.
Cuidados com o bloqueio de eixo de caminhões
O sistema de bloqueio do diferencial só deve ser usado em situações adversas, onde há baixa aderência. Alguns modelos, quando estão com o bloqueio acionado, precisam trafegar em baixíssimas velocidades como 6 km/h, mas também há modelos que permitem trafegar a 25 km/h e até 40 km/h.
Ainda assim, é preciso ter em mente os seguintes pontos ao utilizar o bloqueio:
- não faça curvas com o sistema ativado, pois isso danificará o diferencial;
- não trafegue com o sistema ativado em pisos com boa aderência, pois sobrecarregará os eixos;
- nunca acione o sistema em descidas muito íngremes, pois isso ocasiona um desbalanceamento entre carreta e cavalo, podendo ocasionar um “L”;
- acione o sistema apenas com o veículo parado.
E aí, entendeu como funciona o bloqueio de eixo de caminhões? Então que tal compartilhar nas redes sociais e ajudar seus amigos a entenderem também como ele funciona?
Fonte: Chip Tronic (http://chiptronic.com.br/blog/como-funciona-o-bloqueio-de-eixo-de-caminhoes) colocar o link “em cima do chip tronic” “inserir link”