Que o caminhão precisa de cuidados básicos, todos sabem. Mas não podemos nos esquecer dos complementares. Nos caminhões cargueiros, precisamos nos atentar para a carroceria em geral. Um exemplo é o baú que necessita de uma revisão periódica para manter a integridade dos produtos e do caminhão em si.
 
A instalação do baú deve ser feita de acordo com as medidas de limite de carga e volume do caminhão. É importante verificar o ponto de equilíbrio para que a carga fique bem distribuída e equilibre o peso dentro do cargueiro.
 
Antes de uma viagem, sempre verifique os itens do implemento, como fixadores e grampos, borracha das portas, faixas refletivas e vedação do teto.
 
De acordo com o tipo de carga que você transporta, o baú deve passar pela limpeza periodicamente. Se a carga for de materiais corrosivos, por exemplo, a lavagem deve ser frequente para evitar que o implemento estrague. A lavagem externa também auxilia a identificar pontos de vazamento para dentro do baú, o que evita a perda de cargas secas.
 
Ao invés de resolver problemas de vedação do baú com lonas ou fitas de manta asfáltica, procure fazer o reparo corretamente que pode ser trocando a chapa do baú ou aplicação de massa de vedação.
 
Em caso de emergência, é muito importante que o estradeiro tenha caixa de ferramentas, cordas e cintas de armação. Por isso, antes de colocar o pé na estrada, planeje sua rota e evite viajar por regiões com ruas estreitas ou com baixa fiação.
 
É sempre bom checar se a carga está presa de forma eficiente antes de pegar a estrada, prevenindo a perda de material ou até mesmo desbalanceamento do baú, o que pode causar acidentes.
Fonte: blogiveco