• Aumento da carga transportada por cavalo-trator / motorista, dois dos principais componentes de custo do transporte rodoviário de cargas. Veja no quadro abaixo as principais diferenças:
Vantagens das CVCs
Acréscimo de carga Transportada Economia de Combustível Economia de Pneus
Implemento Trator Motorista Diesel Pneus PBTC carga líquida bitrem rodotrem bitrem bitrem
Carreta Convencional – cavalo 4×2 1 1 18 41,5 25,0 48% 100% 34% 40%
Carreta Convencional – cavalo 6×2 1 1 22 48,5 30,0 27% 67%
Bitrem 57 toneladas – cavalo 6×2 1 1 26 57,0 38,0 32,0%
Rodotrem 74 toneladas – cavalo 6×4 1 1 34 74,0 50,0
  • Conservação da malha rodoviária: o conjunto bitrem distribui a carga de uma forma mais equilibrada, resultando em danos menores ao pavimento via-a-vis uma carreta convencional
  • Redução de caminhões no trânsito com consequente redução do desgaste ao pavimento, do número de acidentes, da emissão de poluentes, etc.
  • Os pneus de uma carreta de rodotrem rodam na primeira vida 200 mil quilômetros, enquanto que os pneus da carreta de três eixos fazem apenas 120 mil quilômetros.

Qual a diferença entre bitrem e rodotrem?

Bitrem (vide figura abaixo) é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, o que permite o transporte de um peso bruto total combinado PBTC de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação são interligados por um engate do tipo B (quinta-roda) e podem ser tracionados por um cavalo-mecânico 6×2 (trucado).

Já o rodotrem (vide figura abaixo) é um combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo denominado dolly, que possui a característica de acoplar no semi-reboque dianteiro por um engate do tipo A (engate automático e com cambão) e fazer a ligação com o semi-reboque traseiro através de um engate do tipo B (quinta-roda)> essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico 6×4 (traçado) e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

Por definição o bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).

O que é um tri-trem?

É uma combinação de veículo de carga – CVC – formada por três semi-reboques interligados através de quinta roda, ou seja com engates do tipo B, como acontece na combinação bi-trem. Esta CVC possbilita um PBTC de 74 toneladas, a mesma do rodotrem, mas, devido às características específicas, são desenvolvidas especialmente para o transporte florestal e canavieiro.

Outras definições

Romeu e Julieta é um caminhão que traciona reboque;
Bitrem é um cavalo tracionando dois semi-reboques, engatados entre si por meio de uma segunda quinta-roda;
Tritrem é um cavalo tracionando três semi-reboques engatados por meio duas quintas-rodas;
Rodotrem é um cavalo tracionando dois semi-reboques acoplados por meio de um dolly intermediário;
Treminhão é um caminhão tracionando dois ou mais reboques, engatados por meio de ralas.

As CVCs permitidas pela Resolução 68 são as seguintes:

  • Romeu e Julieta com 19,80 m, com 50 e 57 t (seis e sete eixos)
  • Bitrem biarticulado com 7 eixos, 19,80 m e 57 t (3 tandens duplos)
  • Tritrem triarticulado com 9 eixos, até 30 m (trator trucado e 3 carretas de dois eixos 
  • Treminhão de 8 eixos, até 30 m e 63 t (caminhão trucado e 2 carretas de dois eixos)
  • Rodotrem de 9 eixos, até 30 m e 74 (cavalo trucado 6×4, duas carretas de dois eixos e dolly intermediário de 2 eixos

Embora se saiba que o engate por quinta roda (também chamado de trem B) seja o mais seguro acoplamento existente, a Resolução 68 não permite o uso desta configuração com tandem triplo. Exemplo: bitrem de 9 eixos (hoje, experimental) ou bitrem de 8 eixos.
Fonte:http://www.guiadotrc.com.br/lei/bitrem.asp