- Aumento da carga transportada por cavalo-trator / motorista, dois dos principais componentes de custo do transporte rodoviário de cargas. Veja no quadro abaixo as principais diferenças:
Vantagens das CVCs
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Acréscimo de carga Transportada | Economia de Combustível | Economia de Pneus | ||||||||
Implemento | Trator | Motorista | Diesel | Pneus | PBTC | carga líquida | bitrem | rodotrem | bitrem | bitrem |
Carreta Convencional – cavalo 4×2 | 1 | 1 | – | 18 | 41,5 | 25,0 | 48% | 100% | 34% | 40% |
Carreta Convencional – cavalo 6×2 | 1 | 1 | – | 22 | 48,5 | 30,0 | 27% | 67% | – | – |
Bitrem 57 toneladas – cavalo 6×2 | 1 | 1 | – | 26 | 57,0 | 38,0 | – | 32,0% | – | – |
Rodotrem 74 toneladas – cavalo 6×4 | 1 | 1 | – | 34 | 74,0 | 50,0 | – | – | – | – |
- Conservação da malha rodoviária: o conjunto bitrem distribui a carga de uma forma mais equilibrada, resultando em danos menores ao pavimento via-a-vis uma carreta convencional
- Redução de caminhões no trânsito com consequente redução do desgaste ao pavimento, do número de acidentes, da emissão de poluentes, etc.
- Os pneus de uma carreta de rodotrem rodam na primeira vida 200 mil quilômetros, enquanto que os pneus da carreta de três eixos fazem apenas 120 mil quilômetros.
Qual a diferença entre bitrem e rodotrem?
Bitrem (vide figura abaixo) é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, o que permite o transporte de um peso bruto total combinado PBTC de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação são interligados por um engate do tipo B (quinta-roda) e podem ser tracionados por um cavalo-mecânico 6×2 (trucado).
Já o rodotrem (vide figura abaixo) é um combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo denominado dolly, que possui a característica de acoplar no semi-reboque dianteiro por um engate do tipo A (engate automático e com cambão) e fazer a ligação com o semi-reboque traseiro através de um engate do tipo B (quinta-roda)> essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico 6×4 (traçado) e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).
O que é um tri-trem?
É uma combinação de veículo de carga – CVC – formada por três semi-reboques interligados através de quinta roda, ou seja com engates do tipo B, como acontece na combinação bi-trem. Esta CVC possbilita um PBTC de 74 toneladas, a mesma do rodotrem, mas, devido às características específicas, são desenvolvidas especialmente para o transporte florestal e canavieiro.
Outras definições
Romeu e Julieta é um caminhão que traciona reboque;
Bitrem é um cavalo tracionando dois semi-reboques, engatados entre si por meio de uma segunda quinta-roda;
Tritrem é um cavalo tracionando três semi-reboques engatados por meio duas quintas-rodas;
Rodotrem é um cavalo tracionando dois semi-reboques acoplados por meio de um dolly intermediário;
Treminhão é um caminhão tracionando dois ou mais reboques, engatados por meio de ralas.
As CVCs permitidas pela Resolução 68 são as seguintes:
- Romeu e Julieta com 19,80 m, com 50 e 57 t (seis e sete eixos)
- Bitrem biarticulado com 7 eixos, 19,80 m e 57 t (3 tandens duplos)
- Tritrem triarticulado com 9 eixos, até 30 m (trator trucado e 3 carretas de dois eixos
- Treminhão de 8 eixos, até 30 m e 63 t (caminhão trucado e 2 carretas de dois eixos)
- Rodotrem de 9 eixos, até 30 m e 74 (cavalo trucado 6×4, duas carretas de dois eixos e dolly intermediário de 2 eixos
Embora se saiba que o engate por quinta roda (também chamado de trem B) seja o mais seguro acoplamento existente, a Resolução 68 não permite o uso desta configuração com tandem triplo. Exemplo: bitrem de 9 eixos (hoje, experimental) ou bitrem de 8 eixos.
Fonte:http://www.guiadotrc.com.br/lei/bitrem.asp